No contexto das homenagens que serão prestadas durante o 16° Baile Municipal de Arcoverde, programado para acontecer na noite do próximo 03 de fevereiro, será revivida um pouco da história e da tradição das prévias carnavalescas Vermelho & Preto (Esporte Clube) e Vermelho & Branco (Democrático) que, durante muitos anos, foram cenários de grandes noites que antecipavam a Folia de Momo na cidade. Atualmente, o Baile Azul & Branco continua mantendo viva essa tradição.

Nesta entrevista feita especialmente para rememorar essa história que virou homenagem durante o municipal deste ano, o empresário aposentado, historiador e ex-presidente do Esporte Clube de Arcoverde, Paulo Rubens Feitosa, fala um pouco sobre as duas prévias que foram as pioneiras e encantaram gerações, especialmente entre as décadas de 1960, 1970 e 1980. Como atrativos, os dois bailes agregavam atrações como a Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos (Super OARA), a Orquestra Marajoara de Sertânia, a Orquestra Fernando Borges, o Maestro Duda, entre outros nomes de destaque na musicalidade pernambucana.

De acordo com Paulo Rubens, a ideia de promover um primeiro baile pré-carnavalesco em clube social ou esportivo, partiu do extinto Democrático, com o lançamento do Vermelho & Branco. "A partir do sucesso do Vermelho & Branco, a Diretoria do Esporte Clube, no ano seguinte, lançou também o rubro-negro 'Vermelho & Preto', onde os associados solicitavam que o público fosse trajado com roupas que não eram sociais, mas sim esportivas, como também era no Democrárico. A temporada pré-carnavalesca de fato consagrou os Carnavais de clubes de Arcoverde", afirmou.

Com a iniciação das referidas prévias, os antigos ciclos carnavalescos de Arcoverde também passaram a influenciar as programações dos dois clubes. "Era uma disputa sadia. Geralmente na segunda-feira de Carnaval, os dois clubes diminuíam a frequência do público nas ruas. Um ano, o Democrático visita a gente (Esporte Clube), e no ano seguinte, a gente visitava o Democrático na segunda-feira, aí dava um reforço na festividade e os quatro dias eram muito bons", recorda.

Sobre as características da época em que os extintos clubes passaram a vivenciar com mais intensidade as prévias e o ciclo carnavalesco, Paulo Rubens lembra com detalhes o que a sociedade local testemunhou. "Um fato curioso sobre o Democrático, é que as cores iniciais dele eram preto e branco (alvinegro). Posteriormente, é que passou para vermelho e branco. Já o Esporte Clube começou como rubro-negro desde o princípio e os seus precursores: Esmeraldino Bezerra, Jonas Moraes e Aprígio Estevão Tavares, possibilitaram as primeiras festas, sendo como prioritária o Carnaval, por ser uma festa popular, abrangia toda a população de Arcoverde daquela época. Contudo, o Democrático era um tanto elitizado em relação à classe dominante da época, e o Esporte Clube pegando a classe operária durante bastante tempo", destacou.

Em relação a possíveis tentativas de resgate na atualidade, tanto do Vermelho & Preto, como também do Vermelho & Branco, Paulo Rubens enfatizou que as duas prévias estão devidamente substituídas em Arcoverde pela realização do Baile Municipal (de responsabilidade da Prefeitura) e do Baile Azul e Branco (Sesc). "São eventos que já fazem parte do calendário e hoje em dia, lamentavelmente para a cidade que é de porte médio, o público que tem alguma condição geralmente viaja. Então, fica difícil manter atrações nesse período, até porque os profissionais de música estão super ocupados com grandes eventos em outras localidades", opinou o historiador.