Evento reuniu 17 emissoras de rádios comunitárias de Pernambuco e debateu temas importantes para a radiodifusão no Pajeú.

Por Joffre Melo

Neste final de semana, a acidade de Afogados da Ingazeira, no sertão do Pajeú, recebeu o 1º ENCONTRO SINTONIA RADCOM. O encontro debateu temas relevantes do veículo rádio, em especial assuntos voltados à Rádio Comunitária. O encontro aconteceu, no Hotel Brotas, e contou com a presença de 17 emissoras de rádios comunitárias. Diretores, locutores e especialistas, consideraram o evento um sucesso.

Qualificação profissional

O SINTONIA RADCOM ofereceu ao público, entre outros temas, uma palestra/aula do professor Gerson Lima, um dos mais renomados profissionais do estado. A fala do experiente professor foi muito elogiada por todos e trouxe dicas sobre a importância da qualificação profissional direcionada aos locutores.

Profissionais reforçam o sucesso do evento

Vários locutores, autoridades e dirigentes de rádios comunitárias ressaltaram a importância e o sucesso do SINTONIA RADCOM. “Foi um prazer para o município receber esse evento importantíssimo. Foi muito produtivo ver o veículo rádio ser fortalecido. Isso vai melhorar muito a qualidade do conteúdo veiculado, principalmente nas emissoras da região. Enquanto prefeitura, nossa felicidade é gigantesca”, pontua o Secretário de Comunicação da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, Rodrigo Lima.

Rádios Comunitárias mostram sua força

Voltada para rádios comunitárias, o evento foi muito prestigiado por profissionais que atuam neste importante setor da comunicação pernambucana. “Muito importante para as rádios da região. Fico alegre por conhecer novos colegas e trocar experiências. A rádio difusão comunitária presta um serviço de vital relevância para toda a sociedade, por isso precisamos valorizar”, reforçou o diretor da Rádio Serra FM, de Serra Talhada, Marcos Oliveira.

Wellington Rocha, Diretor da Rádio Afogados FM também aprovou o SINTONIA RADCOM. “Esse evento mostra a força que o rádio tem e sua importância para a população, seja onde for. O evento mostrou força e engajamento da rádio difusão comunitária no sentido de sempre fornecer um conteúdo com a máxima qualidade para os ouvintes. Sinto muito orgulho por ter participado”, disse Wellington.

Palestram foram o ponto alto

Diversos temas foram apresentados e aprovados pelos profissionais. Marcos Filho, da Central da Mídia, abordou assuntos sobre conteúdos para emissoras, programação e sonoplastia. John Lima e Wagner Souto do Portal Rádio Notícias falaram sobre como utilizar a inteligência artificial em favor do marketing digital nas redes sociais, além da importância das rádios focarem, cada vez mais, em conteúdo de notícias em sua programação.

O presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária do Estado de Pernambuco (ABRAÇO/PE), Flávio Marques, falou sobre o atual cenário das radcom’s no Brasil.

Temas jurídicos em pauta

Ainda durante o 1º SINTONIA RADCOM, ocorreu um bate-papo com o advogado Ramos Silva que também é o coordenador jurídico da ABRAÇO/PE, que além de boa conversa tirou dúvidas sobre a legislação da rádio comunitária.


Fechando com chave de ouro

O encontro foi encerrado com uma visita ao Museu do Rádio. O Convite foi feito pelo administrador do espaço, o radialista Nill Júnior. O local conta a história do rádio e tem grande relevância para a radiofonia de toda a região do Pajeú e do estado.

 

Com informações do Portal Rádio Notícias.