Arcoverde irá receber nesta quinta-feira, 02 de junho, a Caravana do Selo Unicef, representada por especialistas em Educação, Saúde, Proteção Social e Protagonismo de Adolescentes. Além dos especialistas e responsáveis pela formação das comissões intersetoriais dos municípios inscritos no Selo Unicef – edição 2021-2024, para monitoramento e acompanhamento da metodologia sugerida pelo Selo, estarão presentes a especialista para adolescentes, Luiza Leitão, e o representante do Fundo das Nações Unidas (Unicef) e chefe dos Escritórios do Semiárido dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas, Dennis Larsen, e mais 35 municípios do polo que aderiram a estratégia da implantação e implementação para garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes.


A Caravana do Selo Unicef tem como objetivo de minimizar as desigualdades e riscos entre meninos e meninas presentes nos territórios onde vivem, com ações de protagonismo de adolescentes, fortalecimento dos Conselhos de Direito, Conselho Tutelar, acesso às Políticas Públicas de Educação, Saúde e Assistência Social. “Por meio do acompanhamento sistemático da Secretaria de Planejamento, que tem por foco acompanhar e monitorar a efetivação das pautas da Primeira Infância, Infância e Adolescência, todas garantidas em instrumento de gestão, como os Planos Municipais, Planejamento Orçamentário de cada secretaria implementadora e no Plano Plurianual – PPA”, destacou o secretário municipal de Planejamento, Lídio Cordeiro Maciel.

Também se farão presentes na ocasião os gestores municipais de Saúde, Dra. Socorro Vidal; Educação, professor Antônio Rodrigues; Assistência Social, Patrícia Padilha; Conddica e Conselho Tutelar, por meio da coordenação diária da articuladora municipal de Políticas Públicas para Infância e Adolescência, Edivane Gomes. As equipes são coordenadas pela Presidente da Comissão Intersetorial de Políticas para Infância e Adolescência, Sra. Rejane Maciel.

O Prefeito Wellington Maciel enfatizou que a sua gestão está comprometida com o enfrentamento às desigualdades sociais presentes nos territórios, o protagonismo de crianças e adolescentes e destaca a importância dos investimentos em práticas que promovam o bem-estar e a valorização das políticas para a Primeira Infância, as quais precisam garantir o pleno desenvolvimento infantil.

“A estratégia do Selo Unicef assume importante papel na organização das políticas públicas, pois parte do princípio que crianças e adolescentes são os protagonistas de suas próprias ações”, ressaltou o gestor municipal.

O encontro será realizado das 14h às 17h, na sede da Escola Técnica Estadual - ETE Professor Francisco Jonas Feitosa Costa (BR-424 - Cel. Siqueira Campos).