A democratização da informação passa entre outros aspectos, pelo fortalecimento das rádios comunitárias.

E foi justamente com esse intuito que, representando a ABRAÇO-PE, o coordenador jurídico da entidade, Dr. Ramos Silva, ao lado de Ronaldo Martins, diretor da Rádio Brasília FM e Severino Melo(Sulipa), diretor da Rádio Jovem CAP FM de Capoeiras, visitou o Ministério das Comunicações em Brasília, neste final de agosto de 2023.

Durante o encontro com a Dra. Daniela Naufel Schettino, diretora de radiodifusão pública, comunitária e estatal da Secretaria de Comunicação Social Eletrônica, foram apresentadas as demandas das emissoras de rádio do estado de Pernambuco, que por conseguinte, se equivalem à maioria das emissoras do país. A diretora estava acompanhada de parte da equipe.

Dr. Ramos, falou sobre a importância do encontro. “Estamos discutindo com o governo federal questões como a ampliação da potência das emissoras e também a abertura de espaço para que as rádios, além do apoio cultural possam fazer publicidade, para que consigam subsistir. Se realmente querem fazer comunicação democrática de verdade nesse país, precisamos fortalecer as rádios comunitárias”, disse Dr. Ramos.

As rádios comunitárias são extremamente importantes, porque tem lugar que a única fonte de informação é de uma rádio comunitária. Além disso a qualidade da programação de emissoras tem melhorado bastante, o que garante aos ouvintes, música, esporte, notícia e principalmente, prestação de serviço, o que fortalece a democracia, por respeitar a pluralidade de ideias.

Rádio Portal do Sertão FM 104,9 - Arcoverde - PE