Muitos são os desafios para garantir tratamento odontológico e criar hábitos de higienização, principalmente para crianças com transtorno do espectro autista.

Com o intuito de atender melhor essa parcela da população, a prefeitura de Ibimirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do (CEO)Centro de Especialidades Odontológicas, realizou nesta sexta- feira(25.08.2023), um evento voltado à saúde bucal da criança com autismo.

A secretária de saúde Wellitânia Siqueira, falou dos serviços ofertados pelo município. “A gestão municipal, oferta atendimento especializado as pessoas com necessidades especiais e portadoras de deficiência física. O prefeito nos orienta inclusive que possamos oferecer o máximo de serviços aqui mesmo em Ibimirim”, pontuou a secretária.


Já Dra. Gislayne Minervino, coordenadora da unidade, reforçou o compromisso do Centro de Especialidades Odontológicas. “Nosso intuito é fazer do CEO um ambiente acolhedor para os pais e principalmente para as crianças com TEA”, afirmou.

A odontopediatra Dra. Thamyres Cavalcanti, comentou a atuação no CEO. “Como profissional especializada em atendimentos a pessoas com deficiências e necessidades especiais, fico feliz em fazer parte de uma gestão que abraça essa causa. Por isso buscamos ofertar um atendimento acolhedor e mais humano possível”, definiu.

A psicóloga Jucy Rocha, ministrou palestra com informações importantes para o melhor desempenho dos trabalhos do centro junto ao público-alvo.

Os protocolos de prevenção são fundamentais para a qualidade da saúde bucal da criança autista. Quanto mais cedo ela conviver com seu odontopediatra de confiança, maiores vão ser os ganhos, reduzindo o medo, aumentando o entendimento e desta forma tornando os tratamentos mais simples e acabando a necessidade de utilizar anestesia geral nos tratamentos mais complexos.