Depois dos recentes casos de violência extrema registrados em escolas de São Paulo, Goiás e de Santa Catarina, a garantia da segurança nas escolas tem sido debatida com atenção especial pelas prefeituras.

Na manhã desta terça-feira (11.04.2023) o assunto foi discutido em reunião na Secretaria Municipal de Educação em Tupanatinga.  O encontro contou com a presença do Prefeito Sílvio Roque, do secretário municipal de Educação Ronaldo Silva, da secretária municipal de Assistência Social Meirielly Suammy, do secretário de Governo Francisco Carlos, coordenadores e diretores.

Entre as ações propostas estão a instalação de câmeras de monitoramento nos prédios escolares, instalação e reforço de câmeras de monitoramento, contratação de equipes de guardas municipais,- os quais serão treinados com foco na segurança dos alunos- visando o controle de entrada nas escolas, instalação de detectores de metais, colocação de  grades nas janelas das escolas, proibição da entrada de terceiros, ambulantes e populares que não tenham vínculo nas referidas escolas, entre outras intervenções.  

As iniciativas visam prevenir casos de violência no ambiente escolar.