A equipe de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Ibimirim, realiza periodicamente visitas a comércios e estabelecimentos que oferecem serviços à população no município.

De acordo com o coordenador municipal da Vigilância sanitária, Joabes Albuquerque, o objetivo é orientar os comerciantes, empresários e funcionários de estabelecimentos sobre as normas e práticas de segurança que combatam riscos à saúde pública, além de promover a legalização de atividades que estejam acontecendo de forma clandestina.


De acordo com ele, identificada alguma regularidade os estabelecimentos são notificados e tem um prazo para adequação, de acordo com a situação vivenciada. “Na sequência a nossa equipe visita novamente o local para verificar se foi solucionado o problema”, disse Joabes.  Em caso de reincidência, é aplicado o Auto de Infração e inicia-se o processo administrativo com o emprego de multa.

Ainda de acordo com a Vigilância sanitária nas situações que ofereçam risco à saúde dos consumidores como produtos fora da temperatura recomendada, sem inspeção sanitária ou até com prazo de validade vencido, a apreensão da mercadoria é feita de imediato.

Se o consumidor encontrar alguma irregularidade em um estabelecimento comercial de Ibimirim, pode entrar em contato com o Departamento de Vigilância Sanitária localizado na Secretaria de Saúde.