Onde o relevo acidentado impunha limites ao direito de ir e vir, a engenharia e o trabalho agora abrem caminhos definitivos. A Prefeitura de Tupanatinga avança com o projeto de modernização da malha viária rural, atuando em um dos maiores desafios logísticos do município: as ladeiras da zona rural. Na Ruzia, localidade, historicamente castigada pela erosão no período das chuvas e pela instabilidade do solo na seca, chegou a pavimentação em paralelepípedos, que está transformando gargalos de tráfego em rotas seguras de escoamento e transporte.
Em suma, a gestão municipal levou uma solução técnica para um problema crônico. Antes, o acesso de veículos de grande porte, ambulâncias e do transporte escolar era frequentemente interrompido pela degradação das subidas íngremes. Com o calçamento, a gestão municipal elimina os custos de manutenção paliativa e garante que o relevo deixe de ser um isolante para as famílias da região.
Para o prefeito Professor Ronaldo Silva, a obra na Serra da Ruzia simboliza uma gestão que prioriza a dignidade no campo. “Nós decidimos enfrentar o problema onde ele é mais difícil. Pavimentar essas ladeiras não é apenas colocar pedras no chão, é garantir que o agricultor tenha a certeza de que seu produto vai chegar ao mercado e que o estudante terá o transporte na porta, faça sol ou faça chuva. Estamos dando fim a décadas de isolamento com uma infraestrutura que respeita a geografia da nossa serra”, destacou o prefeito.
A obra na Serra da Ruzia faz parte de um cronograma de ações planejadas desde as gestões do ex-prefeito Sílvio Roque, que visa descentralizar os investimentos em infraestrutura, provando que a qualidade de vida em Tupanatinga agora chega com a mesma força tanto na cidade quanto nos pontos mais remotos da zona rural.
