Após 2 anos sem ser realizada, festividade voltou com grande participação demonstrando que a fé e a devoção dos vaqueiros sertanejos continuam inabaladas.

A celebração da Missa do Vaqueiro na programação da Festa de Janeiro é uma tradição que se renova no município de Manari. Realizado na Praça de Eventos da cidade, o evento reuniu desde as primeiras horas desta quarta-feira(18.01.2023), vaqueiros locais e caravanas vindas de cidades e estados vizinhos.

A celebração que de acordo com relatos teve início com o pagamento de uma "promessa pela cura dos animais" ocorre anualmente, há 37 anos e também inclui as intenções em sufrágio das almas dos vaqueiros que já partiram para a eternidade.

Como de costume, a gestão municipal preparou uma recepção especial que teve início com o café da manhã no Rancho de Ricardo Malta, seguindo com distribuição de brindes, entrega de troféus e apresentação do cantor Luiz Vaqueiro, na sequência foi servido o almoço para a vaqueirama presente.


Um dos momentos mais bonitos do evento foi a procissão dos vaqueiros, que saiu do Rancho até à cidade, onde os “heróis da caatinga”, entraram de forma triunfante chamando atenção e ganhando os aplausos dos moradores e do público presente.

A celebração da Missa do Vaqueiro de Manari foi presidida pelo Padre Gabriel e contou com as presenças do prefeito Júnior de Audálio, a vice-prefeita Zirlândia Martins, dos ex-prefeitos Otaviano Martins- atual secretário de governo, e Van de Otaviano, do ex-prefeito de Inajá Leonardo Martins, Rogéria Martins, vereadores e lideranças, entre outras autoridades.

A prefeitura investiu e a Missa do Vaqueiro do município tornou-se uma referência na região pela estrutura montada para os vaqueiros e de atrações contratadas – todas em alta no segmento vaquejada e pegas de boi. Ainda nesta quinta após a missa, o público curtiu vários shows como Paulinho e Nininho, Lucas Aboiador, Adonys Vaqueiro e a dupla de maior sucesso na atualidade Iguinho e Lulinha.

O  prefeito Júnior de Audálio(PP), foi muito cumprimentado junto com o secretário e líder político Otaviano Martins. O gestor fez questão de agradecer aos vaqueiros e todos os presentes.

“Esse evento foi preparado com muita dedicação. A equipe pensou em todos os detalhes para atender a expectativa da vaqueirama e da população. Esse é o tipo de festa que nos identificamos pois, valoriza a cultura, incentiva a economia local e proporciona alegria para o povo manariense”, pontuou o prefeito, muito contente com o êxito da festa.

 

As informações são da Assessoria de Imprensa.