A maior ocupação do interior do estado aconteceu no ano 1992.

Os moradores do Conjunto Novo Arcoverde se reuniram na segunda e terça-feira(14 e 15.11.2022), para celebrar três décadas de ocupação. Localizado ao lado do Presídio Advogado Brito Alves, em Arcoverde, o bairro tem uma importância histórica para o município, referente as lutas de centenas de famílias pela casa própria.

Cerca de 500 unidades habitacionais foram ocupadas há exatos 30 anos.

Apesar de estar muito diferente, o conjunto ainda conta com muitos moradores que foram pioneiros, tendo vivenciado aquela época.

O presidente do COPAMA(Conselho Promocional das Associações dos Moradores de Arcoverde), Alberto Estevão, que também integra a equipe do DEACA(Departamento de Ação Comunitária de Arcoverde), em seu discurso agradeceu ao Prefeito Wellington Maciel pelo apoio à festividade e lembrou um pouco da luta do movimento . “As 518 casas estavam prontas e só conseguiram vender 18, ficando por muito tempo desocupadas. Foi aí que a gente resolveu ocupar e apesar da luta, dos embates, resistimos e não houve grandes conflitos. O pessoal escolheu o caminho do diálogo. Hoje a gente comemora pela primeira vez com apoio da prefeitura e da Rádio Comunitária Portal do Sertão FM, o aniversário da ocupação, são 30 anos de história e além das obras que mudaram a comunidade, o prefeito já está trabalhando para garantir as escrituras sociais para os moradores”, Afirmou.

A programação teve início na tarde da segunda-feira(14) com Roda de Conversa, Momento de Oração e Bingo com distribuição de cartelas gratuitas.

O cantor, compositor e escritor Leandro Vaz, entre outras canções de sua autoria, cantou “Pra não dizer que não falei das flores” de Geraldo Vandré, considerado pelos moradores, o hino da ocupação.  Leandro, estava acompanhado de seu genitor, o Poeta Repentista Lídio Vaz, que também declamou alguns versos. Os dois ganharam os aplausos do público presente.

Já na terça-feira(15) data oficial de aniversário, a população foi acordada com uma Alvorada festiva, ao som da Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte, sob a regência do Maestro Ronaldo Carvalho. Muitos moradores relataram estar emocionados com a homenagem inédita na história da ocupação.

 O Conjunto Novo Arcoverde está muito melhor do que no passado. Todas as ruas foram pavimentadas, os moradores contam com posto de saúde, escola, transporte público e bem próximo foi instalado o campus da UPE(Universidade de Pernambuco).

 

Por Jornalismo - Rádio Portal do Sertão FM 104,9Mhz