Neste próximo sábado(20.08.2022), será realizado o Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização vacinal de crianças e adolescentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Ibimirim. As doses vão ser aplicadas, das 8h às 17h, em todas os postos da cidade e da zona rural.

Os pais e responsáveis devem levar o cartão vacinal da criança.

As crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade receberão a vacina pólio oral, em forma de gotinha. Ao mesmo instante, com o intuito de atualizar o cartão vacinal das crianças e dos adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias, será feita a multivacinação com a aplicação de diversos imunizantes, incluindo os contra a Covid-19, que pode ser recebida pelos públicos conjuntamente com outros imunizantes sem nenhum tipo de complicação.

De acordo com a secretária de saúde, Wellitânia Siqueira, “é de suma importância que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes para os postos de vacinação que estarão abertos, participando desta importante campanha. Temos que ampliar a cobertura de imunizantes da nossa população. Não vamos perder essa oportunidade”.

Para serem imunizadas as crianças devem estar na companhia dos pais ou responsáveis. É preciso apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou Certidão de Nascimento, além da caderneta de vacinação, para que seja analisada também a necessidade da aplicação de outras doses de vacinas.

POLIOMIELITE

Antes de completar um ano de idade, são necessárias três doses da vacina contra a poliomielite, aos dois, quatro e seis meses, com a vacina da poliomielite inativada (VIP). Já com 15 meses de vida, a criança recebe o primeiro reforço com a pólio oral e, aos quatro anos, é a vez do segundo reforço (VO P- gotinha).

A poliomielite é uma doença contagiosa que, através do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas, pode contaminar crianças e adultos. O último caso de Poliomielite foi notificado no Brasil em 1989. O país recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus em 1994.

O objetivo é manter o país livre da poliomielite e promover esforços para a erradicação da doença, além de atualizar a situação vacinal, proteger toda população contra as doenças imunopreveníveis e minimizar os números de não vacinados. Para isso, o intuito é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de um a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e melhorar os índices das coberturas vacinais.