A gestão municipal poderá ter que complementar com recursos próprios o repasse feito pelo Governo Federal.

O prefeito de Ibimirim, Welliton Siqueira(PCdoB) confirmou essa semana que vai cumprir o piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde (ACS) e dos agentes de controle de endemias (ACE), assim como fez com os professores do município. Ao que indica, a Prefeitura de Ibimirim terá que complementar com recursos próprios o repasse feito pelo Ministério da Saúde.

Foi estabelecido o piso salarial de R$ 2.424,00 para a carreira de Agente Comunitário de Saúde, mesmo valor estabelecido aos Agentes de Controle de Endemias, de acordo com as Portarias 1.917/2022 e 2.109/2022, do Governo Federal, com repasse dos recursos financeiros da União para os Estados e Municípios para o pagamento do piso salarial.

Defensor do SUS, o prefeito avaliou de forma positiva a efetivação do piso. “Os agentes são a porta de entrada da população à saúde. É um aumento justo e um reconhecimento aos profissionais que prestam seus serviços com muita dedicação” disse Welliton Siqueira.

Segundo informações, o financeiro da secretaria está avaliando os impactos econômicos para o cumprimento desta medida. Não está descartada a necessidade de aporte de recursos próprios para os pagamentos.