Numa parceria inédita com a Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, no Sertão pernambucano, os deputados Antonio Fernando e Augusto Coutinho, promoveram a inauguração do Núcleo Permanente de Prevenção à Cegueira do Araripe. O novo serviço, de atendimento gratuito à população, se junta a outras ações dos parlamentares no sentido de garantir avanços para a saúde pública na região, como as aquisições de um Tomógrafo e um aparelho de Raio-X digital, destinados ao Hospital Regional Fernando Bezerra.

O centro médico vai oferecer aos moradores de todos os municípios do Araripe diversos exames e até cirurgias oftalmológicas, como, por exemplo, operações de catarata. Já os pacientes com casos mais complexos passarão por uma triagem médica e por exames, sendo encaminhados diretamente ao Hospital das Clínicas ou outras unidades médicas, mais estruturadas, na capital.

“O mais importante de tudo é que pessoas de todas as idades - idosos, adultos, jovens e até crianças - receberão assistência médica especializada, podendo-se evitar as doenças que causam a cegueira. Na grande maioria dos casos, a perda da visão pode ser evitada com tratamentos preventivos”, afirmou o deputado Antonio Fernando. “Esta ação dos deputados, é, sem dúvida, muito importante, e trará beneficíos para toda a região”, disse o reitor da UFPE, professor Alfredo Gomes, que compareceu à inauguração do Núcleo.

A implantação do Núcleo Permanente de Prevenção à Cegueira surgiu da parceria entre os parlamentares e a Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Os deputados Antonio Fernando e Augusto Coutinho destinaram Emendas Parlamentares para a compra de equipamentos e montagem da estrutura física do Centro Oftalmológico, em local de fácil acesso para pacientes de todos os municípios do Araripe, às margens da BR-316, em Ouricuri.

Dentro da parceria firmada, a parte médica ficará por conta da UFPE, que terá o Prof. Dr. Francisco Cordeiro à frente de uma equipe de médicos e acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco. “Nossa região é muito carente de serviços de saúde pública, principalmente, quando se trata de áreas especializadas, como a oftalmologia. Com esse núcleo, nós certamente iremos dar uma contribuição importante para evitar muitos casos de cegueira no Sertão do Araripe”, concluiu o Deputado Antonio Fernando.