Um grupo de lideranças do PT de Pernambuco divulgou um manifesto na 6ª feira (3.jun.2022) em favor da pré-candidatura da deputada Marília Arraes (Solidariedade) ao governo do Estado. O partido, no entanto, fechou apoio ao deputado Danilo Cabral, do PSB, com a anuência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Intitulado “oPTei Marília”, o documento diz que o PSB foi “decisivo” para o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, seus integrantes votam “contra a maioria do povo brasileiro e pernambucano” e se valeu da “onda antipetista” nas eleições municipais de 2020, quando o ex-deputado João Campos (PSB) foi eleito prefeito de Recife.

“Nós queremos ter o direito de sonhar com um presente e um futuro melhores! Aqui em Pernambuco, isso não é possível ao lado da candidatura do PSB. Portanto, não há outra alternativa para a militância aguerrida petista: temos de caminhar ao lado de quem sempre esteve com a gente e que representa a renovação e a esperança num governo popular”, diz parte do texto.

Arraes deixou o PT em março por divergências com o partido sobre sua candidatura ao governo do Estado. A sigla definiu que iria seguir com um nome do PSB em troca de apoio da legenda em outros Estados. PT e PSB estarão na coligação nacional, em que Lula disputará a Presidência e o ex-governador Geraldo Alckmin será seu vice.

No dia em que se filiou ao Solidariedade, Marília afirmou que o PT utilizou seu nome como “massa de manobra” e “fez de tudo para inviabilizar sua candidatura a prefeitura de Recife em 2020”.

Apesar do rompimento, Marília Arraes quer dar palanque para o ex-presidente e o cita constantemente em sua pré-campanha. Lula, no entanto, tem dito que fará campanha por Cabral. “Sigo em um novo caminho, mas com a mesma forma de caminhar. Sigo ao lado de Lula incondicionalmente e, com certeza, ele irá nos ajudar a reconstruir Pernambuco”, disse em março.

Segundo o jornal Folha de Pernambuco, o manifesto foi lançado por iniciativa de Fany Bernal, vereadora e presidente do PT de Garanhuns, Matheus Araújo, secretário da juventude petista de Recife, Chico Gomes, presidente do PT de Igarassu e vice-prefeito da cidade, e José Ronaldo, vice-presidente do PT de Bom Jardim.

Leia a íntegra do manifesto:

“O principal desafio da classe trabalhadora neste ano de 2022 é, além de sobreviver, derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo. O melhor caminho para isso é eleger Lula Presidente com uma forte bancada na Câmara e no Senado e governos estaduais alinhados com esse projeto nacional.

“Em Pernambuco, temos também o desafio de superar a situação desastrosa que levou nosso Estado a liderar o ranking nacional de desemprego de 2021, afetando principalmente a juventude pobre e negra, que tem sido cada vez mais precarizada, obrigada a pagar passagens cada vez mais caras, perdendo direitos e sendo vítima de violência e de uma política de morte.

“Diante desse cenário, temos a compreensão de que as necessárias mudanças que nosso povo precisa não virão com a continuidade do projeto atualmente em curso, liderado pelo PSB, partido que foi decisivo para o impeachment da presidenta Dilma e deixou suas digitais em diversas votações contra a maioria do povo brasileiro e pernambucano. O mesmo ocorreu nas eleições municipais de 2020. Na disputa pela prefeitura da cidade do Recife, a campanha do PSB se utilizou contra a candidatura petista do mais puro antipetismo de direita. Desde então, o povo do Recife sofre com uma gestão que é ruim, ineficiente e agora diretamente responsável pelas recentes mortes resultantes das chuvas.

“Nós queremos ter o direito de sonhar com um presente e um futuro melhores! Aqui em Pernambuco, isso não é possível ao lado da candidatura do PSB. Portanto, não há outra alternativa para a militância aguerrida petista: temos de caminhar ao lado de quem sempre esteve com a gente e que representa a renovação e a esperança num governo popular.

“Vale ressaltar que somos nós, a base que constrói o partido, que estamos há anos defendendo o legado do partido dos trabalhadores num dos piores momentos políticos do país no pré e pós golpe. Essa mesma militância que desde sempre esteve fazendo uma defesa de forma valente e nadando contra uma onda antipetista que, aqui em Pernambuco, foi alimentada principalmente pelo próprio PSB.

“Dessa forma, organizados e organizadas, estamos lançando um manifesto independente no qual acreditamos ser o melhor para o nosso estado de Pernambuco e para o Brasil: “OPTEI MARÍLIA”. Um movimento que surge conectado com os anseios da grande parte da militância petista de Pernambuco. Vamos juntos companheiros e companheiras! Neste momento, só nos resta lutar nas ruas por dias melhores com Lula Presidente, Teresa Leitão Senadora e Marília Arraes Governadora!”