Na noite desta sexta-feira, 13 de maio, a Prefeitura Municipal de Arcoverde, por meio do seu Comitê Gestor de Eventos, promoveu a coletiva de imprensa com o lançamento oficial da programação festiva do São João 2022 do município, que este ano acontece entre os dias 17 e 28 de junho, abordando o tema: ‘Teatro, História e Tradição na Melhor Festa de São João’.

O prefeito Wellington Maciel, acompanhado da primeira-dama e presidente do Comitê Gestor de Eventos, Rejane Maciel, integraram a frente de honra do evento, que contou com as presenças dos vereadores Luciano Pacheco, Luiza Margarida e João Marcos, além dos Delegados da Polícia Civil, Dr. Neilson Albuquerque e Dra. Camila Nogueira, do representante do 3° BPM – Batalhão Martins Soares Moreno, o Capitão Francisco; o Coronel Eduardo, do Corpo de Bombeiros; e a gestora da unidade Sesc Arcoverde, Águida Cardeal.

“Hoje é um dia muito feliz para Arcoverde. Depois de dois anos de pandemia, até eu estou ansioso e quero agradecer aos parceiros importantes e a todos que estiveram envolvidos neste grande projeto, como as Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo e Eventos, o Comitê específico do São João de Arcoverde, com muitos dias de reuniões, trabalhos e dedicações para um ciclo tão importante na nossa região”, registrou em seu discurso o gestor municipal.

A primeira-dama Rejane Maciel também fez uso da palavra, destacando a união da equipe para anunciar o evento que traz entretenimento e gera empregos e rendas no município, especialmente após os dois últimos anos que não foi realizado, em razão da pandemia. “Essa equipe que está conosco, está envolvida e comprometida para trazer o melhor São João que Arcoverde já viu”, afirmou.

Em seguida, os secretários municipais Antônio Gibson (Desenvolvimento Econômico), Pedro Brandão (Turismo e Eventos) e Maria Juliana de Aguiar (Cultura), anunciaram detalhes do planejamento de ações para o ciclo, além de novidades que o público encontrará envolvendo o tema e todos os polos de animação.

Este ano o público contará com o site: www.saojoaodearcoverde.com.br - o qual já disponibiliza toda a grade detalhada do ciclo, além de vários atrativos direcionados aos internautas, juntamente com o aplicativo ‘São João de Arcoverde’, que pode ser baixado em celulares através do Google Play ou do App Store, possibilitando o acesso às coberturas que serão feitas, além de vários conteúdos úteis tanto para moradores, como também visitantes do município, durante a temporada junina.

ABRANGÊNCIA - Entre os dias 17 e 28 de junho, Arcoverde, que é o segundo maior polo junino de Pernambuco, espera ter cerca de 70 mil pessoas por dia circulando pelos polos de animação, entre turistas, excursionistas, visitantes e nativos, com estimativa de mais de 600 mil pessoas em todo o período da festa.

POLO ITINERANTE E PRÉ SÃO JOÃO - Arcoverde tem um dos maiores ciclos juninos, que se inicia com a Festa de Santo Antônio, do povoado de Ipojuca, nos primeiros dias de junho, e se encerra com a Festa do Agricultor, no distrito de Caraíbas, em julho.

Em 2022 as principais novidades são a ampliação do Pré São João e a chegada do Polo Itinerante, que compreende a Caravana Junina, a Carreta TeatroSesc. Essas iniciativas visam fortalecer o São João de Arcoverde em todos os pontos do município, atendendo as comunidades rurais e periféricas, e atraindo público para a festa em sua manifestação mais espontânea e tradicional.

Caravana Junina é um tributo à tradição de décadas passadas em Arcoverde, em que atrações artísticas chegavam aos bairros na carroceria de um caminhão. Uma caravana mambembe, formada por poetas populares, aboiadores, repentistas, casais de quadrilha, vai passar por comunidades rurais e periféricas de Arcoverde.

Também dentro do Polo Itinerante, está a parceria com o Sesc Pernambuco. Arcoverde irá receber a carreta TeatroSesc, palco que irá circular pela Zona Rural, nos distritos de Aldeia Velha, Caraíbas e Malhada, terminando o circuito na Praça do São Cristóvão. Na programação, uma grade plural em linguagens e formada exclusivamente por artistas da cidade e da região.

Além disso, em 2022 a festa será aquecida com a oferta de atrações durante o todo o dia nos pontos de animação do Forró na Feira. O CECORA (Centro Comercial de Arcoverde), o CGA (Centro de Gastronomia e Artesanato) e o Pátio da Feira do São Cristóvão, três equipamentos municipais que agregam artesanato, gastronomia, música e cultura popular, funcionarão manhãs e tardes, oferecendo programação constante para turistas e visitantes. 

Para movimentar ainda mais a cidade, a Prefeitura de Arcoverde irá lançar edital para mobilizar os espaços culturais independentes e as sedes de grupos artísticos (Samba de Coco, Teatro, Ateliês, etc.) para abrirem seus espaços para a recepção de visitantes, com vistas ao turismo de experiência.

Arcoverde, desta forma, consolida o seu São João como uma festa diversa, democrática e descentralizada, que encontra força e beleza nas ações da nossa gente.

TEMA - A partir de 2001 o São João de Arcoverde adotou um formato temático, enfatizando a multiculturalidade da festa. Através dos anos, artistas, coletivos, lugares e linguagens vêm sendo homenageados, e em 2022 a tradição será retomada com a celebração do Teatro em Arcoverde, através do tema: ‘Teatro, História e Tradição na Melhor Festa de São João’.

Reconhecida pela força de sua diversidade cultural, a cidade é palco de uma rica história nas Artes Cênicas, escrita por artistas engajados e visionários. São homens e mulheres que dedicaram suas vidas à pesquisa e desenvolvimento de uma cena teatral arcoverdense, que ocuparam ruas, praças, feiras, espaços culturais, educacionais, com ousadia e comprometimento social e político.

As histórias contadas por eles e elas contribuíram para o pensamento da cidade e para a sua formação identitária e cultural. Diversos movimentos surgiram, lutaram e se reinventaram, na busca de espaço e de ampliação de suas vozes. Na década de 70 o movimento teatral de Arcoverde dá os seus primeiros passos, e por meio de um processo corajoso de estruturação e fortalecimento, Arcoverde passa a ser uma referência da linguagem teatral no interior de Pernambuco.

São muitas as cabeças que idealizaram esse momento. São muitas as vidas dedicadas à provocação de mudanças no mundo pela arte, muitos nomes. Para esta justa homenagem, são representantes desse sonho e dessa luta artistas cujas trajetórias foram decisivas para chegarmos até aqui. Membros e pensadores de organizações como a SOTEAR – Sociedade Teatral de Arcoverde e o MCA, Movimento Cultural de Arcoverde: os saudosos Geraldo Barros e Henry Pereira, presentes. Miro Carvalho, Paulo Lima, Romualdo Freitas, Joselito Arcanjo e Pedro Gilberto. 

ESTRUTURA

POLO MULTICULTURAL

Localizado na Praça da Bandeira, o polo concentra as atrações regionais e nacionais. Conta com uma superestrutura de palco, sonorização e iluminação. Mobiliza um enorme público e, por isso, conta também com telões para transmissão simultânea.

POLO RAÍZES DO COCO LULA CALIXTO

Localizado no Alto do Cruzeiro, reconhecido como berço do Samba do Coco, e próximo à sede de um dos mais emblemáticos grupos de Samba de Coco, o Raízes de Arcoverde, é um dos mais procurados por apaixonados pela cultura popular.

Lula Calixto - Um dos precursores do Samba de Coco em Arcoverde, fundador do Coco Raízes, Lula Calixto desenvolveu o tamanco de madeira que caracteriza a dança e a sonoridade única do Samba feito aqui. Foi um grande mestre, levando seu conhecimento e sua ancestralidade a escolas da cidade.

POLO DAS ARTES HENRY PEREIRA

Uma lona de circo é montada no largo do CECORA, e o polo recebe atrações multiculturais: teatro, circo, poesia, e shows de diversos gêneros musicais.

Henry Pereira - Professor militante das artes, da cultura e das lutas dos povos tradicionais, Henry Pereira foi um dos principais responsáveis pela ocupação da Estação ferroviária no ano de 2021, ação que culminou na criação da Estação da Cultura. Reconhecido pelo seu trabalho de formação em artes junto a jovens na cidade de Arcoverde.

 

POLO VILA DE RIO BRANCO NOÉ NUNES FERRAZ (NOÉ DO BAR)

Na praça Winston Siqueira, uma vila cenográfica oferece aos visitantes uma imersão lúdica na história da cidade, com uma réplica da Vila de Rio Branco, que deu origem a Arcoverde. Por ela circulam bandas de pífano, e cortejos de quadrilhas em pernas-de-pau, maracatus, afoxés e outros grupos de cultura popular.

Noé Nunes Ferraz - Noé do Bar e Sorveteria Confiança é até hoje muito lembrado pelos inúmeros causos acontecidos com ele. Um “filósofo das legendas de parede”, muitas das suas opiniões estavam escritas nas paredes do bar, tomando até quase a cumeeira. “A medida de preveni não tem comparação com a de remediar. É melhor com pena sentir do que sem remédio chorar. Vê lá! como envelhecer achando bom, Noé sabe”.

POLO PÉ DE SERRA JOÃO SILVA

Realizado em parceria com o Sesc Arcoverde, na praça Winston Siqueira, é dedicado exclusivamente ao Forró Pé de Serra. Todas as noites recebe centenas de pessoas procurando ouvir e dançar o autêntico forró nordestino.

João Silva - O cantor e compositor João Silva, Patrimônio do estado de Pernambuco, foi um dos maiores parceiros de Luiz Gonzaga. Nos deixou um legado de mais de 2 mil canções, muitas delas gravadas por grandes artistas de todo o Brasil.

 

POLO DA POESIA ELIZEU PEREIRA

Atrás da igreja do São Cristóvão, na área externa da célebre Budega da Poesia. O polo tem como principal atrativo a poesia popular, recebendo também cantadores, emboladores e Forró Pé de Serra.

Elizeu Pereira  - Poeta, declamador, amante dos versos e rimas, foi um dos fundadores da Budega da Poesia.  "Uma palavra é um verso e um verso roda o mundo”.

 

POLO ESTAÇÃO DA CULTURA

Parceria com a Associação Estação da Cultura, o polo acontece nos galpões e na área externa da antiga estação ferroviária da cidade. Tem uma programação montada pelos seus artistas ocupantes, com música, teatro, dança, literatura, cultura popular e intervenções diversas.

Estação da Cultura  - Associação que ocupa desde 2001 a antiga estação ferroviária de Arcoverde e lá realiza atividades de produção cultural e desenvolvimento artístico e social. Agrega diversos artistas e coletivos nas linguagens de Teatro, Capoeira, Grafite, Artes Visuais, Literatura e Cultura Popular, que se dedicam à salvaguarda do espaço.

 

POLO DE MÚSICA ALTERNATIVA RUBENS PASTOR

Conhecido também como “Polo do Rock”, traz uma programação alternativa e underground, com artistas do rock, reggae, rap e performances. Se localiza entre a praça Winston Siqueira e o EREM Carlos Rios.

Rubens Pastor - Um dos principais líderes do Movimento Calangotango, que mobilizou o cenário alternativo de Arcoverde no final da década de 90 e começo dos anos 2000. Pastor foi um reconhecido poeta, compositor e vocalista das bandas Mophobia Torrero e Cobaias Do Sisal, que deixaram sua marca e influenciaram toda uma geração de artistas.

 

POLO DE GASTRONOMIA MARIA LUCILA GOMES (DOCA)

Localizado entre os principais pontos de animação da festa, traz variadas opções da gastronomia regional e típica da época junina.

Maria Lucila Gomes - Figura emblemática em todos os eventos festivos da cidade, a barraca de Doca e sua personalidade forte foram presença marcante por muitas décadas de São João.  

 

POLO DE DIVERSÃO MESTRE LUIZ PRETO

No largo do CECORA, um estruturado parque de diversões e jogos lúdicos trazem a atmosfera das tradicionais festas de São João, oferecendo diversão para as crianças, mas também encantando adultos por sua memória afetiva.

Mestre Luiz Preto - Ilustre dono de parque, suas famosas barquinhas de madeira marcaram a infância de muitos Arcoverdenses. Foi também brincante popular, fundador do Boi Labaredas. Seus brinquedos, seja o parque ou Boi, encantaram as ruas da cidade entre os anos 60 e 90.

 

POLO ITINERANTE IVO LOPES

O Polo Itinerante compreende uma série de ações descentralizadas, que irão acontecer nas comunidades rurais e periféricas da cidade. A Caravana Junina vai levar atrações artísticas aos bairros na carroceria de um caminhão, e a Carreta TeatroSesc, parceria com o Sesc Pernambuco, irá circular por Aldeia Velha, Caraíbas e Malhada, terminando o circuito na Praça do São Cristóvão.

O Polo Itinerante também terá Pontos de Animação, no CECORA, no CGA (Centro de Gastronomia e Artesanato) e no pátio da Feira do São Cristóvão, compondo o Forró na Feira.

Além disso, sedes de coletivos artísticos e espaços culturais independentes estarão abertos à visitação.

Ivo Lopes - Mestre precursor do Samba de Coco em Arcoverde, juntamente com nomes como Biu Neguinho e Lula Calixto. A Caravana de Ivo Lopes levou a brincadeira do Coco para diversos pontos da cidade, inclusive na Zona Rural. Ivo começou a promover o Coco em Arcoverde ainda no bairro do cruzeiro, primeiro local onde morou com a família. Ganhou notoriedade, chegando a ser vereador municipal.


Programação – Palco Multicultural:

17/06 – Sexta-feira
Quadrilha Junina Portal do Sertão
Encontro dos Sambas de Coco de Arcoverde
Calcinha Preta
Vitor Fernandes

18/06 - Sábado
Mazinho de Arcoverde
Elba Ramalho
Mary Fernandes

19/06 - Domingo
Forró de Candeeiro
Lipe Lucena
João Gomes

20/06 – Segunda-feira
Festival de Quadrilha

21/06 – Terça-feira
Macvanny
Marcynho Sensação
Priscila Senna

22/06 – Quarta-feira
Helton e Vertin Moura
Jorge de Altinho
Walkyria Santos


23/06 – Quinta-feira
George Silva
Cordel do Fogo Encantado
Geraldo Azevedo
Toca do Vale

24/06 – Sexta-feira
Mulheres Forrozeiras
Valdinho Paes
Tributo a Dominguinhos ( Liv Moraes e Maestro Forró)
Kaik Gois

25/06 - Sábado
Kleber Araújo
Maria Clara
Nanara Bello
Deb Lima
Douglas Pegador

26/06 - Domingo
Tonino Arcoverde
Raniere Vaqueiro
Capim com Mel
Felipe Amorim

27/06 – Segunda-feira
Mulheres sertanejas
Xand Avião
00:00 Limão com Mel

28/06 – Terça-feira
Carlos e Fábio
Assisão
Bruno e Marrone
Nattan