O Deputado estadual Antonio Fernando (PP) realiza neste final de semana um antigo sonho das famílias católicas do Araripe e demais microrregiões do Sertão pernambucano. No sábado, dia 30 de abril, será inaugurada uma estátua de Frei Damião, com 15 metros de altura no alto da serra do Santuário de Ouricuri, um espaço inteiramente dedicado ao frade capuchinho que tem milhões de devotos em Pernambuco e no Nordeste inteiro.

A partir das 17h, haverá missa - celebrada pelo Bispo Emérito de Petrolina, Dom Paulo Cardoso - seguida da bênção da estátua. A programação também contará com um evento especial: o Padre João Carlos fará um show musical, com participação durante a missa e uma apresentação completa mais tarde, depois da celebração religiosa em memória dos 25 da morte de Frei Damião.

Para o deputado Antonio Fernando, a questão religiosa é o mais importante, mas ele também enfatiza o potencial do Santuário Frei Damião (agora com mais destaque em razão da estátua) para estimular o turismo religioso, gerando emprego e renda, em especial, para os jovens do Sertão do Araripe. “É claro que a fé vem em primeiro lugar; mas nós sempre defendemos a implantação da “Rota da Fé”, um roteiro de turismo religioso envolvendo o Santuário Frei Damião, em Ouricuri, e o Santuário de Santa Cruz da Venerada, no município de Santa Cruz (54 Km de Ouricuri); o Santuário de Padre Cícero, no Juazeiro do Norte (100 Km de Ouricuri); e a devoção a São Francisco, em Canindé, também no Ceará. Um circuito desta natureza, com certeza, terá enorme potencial turístico e econômico para a nossa região sertaneja”, explicou Antonio Fernando.        

Tanto para o turismo religioso como para reforçar a fé católica e a devoção ao Frade Capuchinho, a estátua de Frei Damião será, sem dúvidas, uma atração importantíssima do Santuário de Ouricuri. A imagem de grandes dimensões foi executada pelo escultor e artista plástico pernambucano Caxiado, da cidade de São Joaquim do Monte, no Agreste do Estado. A estátua levou mais de dois anos para ser criada, moldada, executada e finalizada.